SINPEF/PR solicita criação de Diretoria da Mulher
Ouvir texto
Parar
O Sindicato dos Policiais Federais do Estado do Paraná (Sinpef/PR) deu um passo significativo na luta pelos direitos e prerrogativas das mulheres policiais. A entidade protocolou, nessa sexta-feira (11), solicitação formal junto à Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) para criação da Secretaria da Mulher Policial. O objetivo é que a pasta integre a diretoria-executiva da Federação para apoiar “na articulação com diversas instituições da administração pública e no apoio às policiais federais vítimas de opressão, assédio e preconceito”, destaca o documento.
Segundo a presidente do Sinpef/PR, Bibiana Orsi, o objetivo é promover um sindicalismo mais igualitário, que atue na proposição de políticas para os policiais, considerando as particularidades do público feminino. “A iniciativa surge em um momento muito importante, em que precisamos nos organizar e defender nossas prerrogativas diante de um novo texto da reforma da Previdência”, lembra a porta-voz. “É preciso que tenhamos uma estrutura adequada para proteger nossos interesses”, defendeu.
O requerimento do sindicato também prevê que a Diretoria da Mulher atue no assessoramento direto e imediato em assuntos que envolvam a temática da mulher policial; elaboração e implementação de campanhas educativas e antidiscriminatórias; promoção e execução de convênios e acordos de cooperação com órgãos públicos; planejamento, acompanhamento e implementação de ações afirmativas; além da definição de estratégias necessárias para o cumprimento de acordos, convenções e planos de ação para promoção da igualdade entre homens e mulheres na instituição”.
A expectativa do Sinpef/PR é que a proposta de criação da Diretoria da Mulher seja discutida na próxima Assembléia Geral Ordinária (AGO) da Fenapef, ainda sem data para ocorrer. Se aprovada pela Conselho de Representantes, a diretoria-executiva deve indicar o nome do titular da pasta, que coordenará suas atividades até a próxima eleição geral da entidade.
Iniciativa
A sugestão de criação da Secretaria da Mulher Policial foi apresentada por um grupo de mulheres, que atuam como lideranças sindicais, durante o encerramento do Congresso Nacional dos Policiais Federais (Conapef), realizado em Curitiba (PR), em novembro do ano passado. Na ocasião, o presidente da Fenapef, Luís Antônio Boudens, concordou que a temática precisava de mais atenção por parte das representações sindicais e a iniciativa foi aplaudida pelos colegas policiais.
“Estamos com uma expectativa positiva em relação à posição do presidente Luís Boudens e dos demais representantes. Temos força suficiente para ir à luta, mas todos sabemos que as chances de êxitos são maiores se contarmos com as ferramentas necessárias o apoio adequado da entidade que nos representa”, finalizou Bibiana.
Comunicação Sinpef/PR