SINPEF/PR manifesta apoio aos excedentes do concurso da PF
Ouvir texto
Parar
O vice-presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Estado do Paraná (Sinpef/PR), Wladimir Oliveira, recebeu nesta quarta-feira (3), representantes dos candidatos aprovados fora do número de vagas previsto no edital do concurso da PF de 2014, os chamados excedentes. Eles defendem a convocação de todos os aprovados no certame, uma vez que a oferta do último concurso está longe de suprir o déficit do órgão: 4 mil cargos vagos. Para tanto, buscam apoio das entidades representativas dos policiais federais.
Para Wladimir, o pleito dos excedentes é legítimo e conta com todo apoio da representação paranaense. “A falta de recursos humanos, principalmente em regiões de fronteira é um dos maiores obstáculos do Órgão. A criação de turmas que contemplem os excedentes é, sem dúvida, uma solução mais rápida e econômica para solucionar boa parte dos problemas que enfrentamos hoje”, avaliou.
A convocação de todos os candidatos aprovados no concurso de 2018, por meio de retificação publicada nessa quinta-feira, aumenta as esperanças do grupo. No encontro desta quarta-feira, a Comissão entregou um documento solicitando que o Sinpef/PR articule “junto aos Ministérios da Justiça e Segurança Pública, do Planejamento, da Diretoria da Polícia Federal, assim como da própria Presidência da Republica”, uma vez que munir a Polícia Federal de mais agentes é de interesse de toda a sociedade.
O porta-voz do grupo Acir Braga Junior agradeceu a sensibilidade do Sinpef/PR com os pleitos dos aprovados. “Nosso encontro com o Vice presidente Wladimir foi muito bom, fomos muito bem atendidos e sentimos a real intenção em nos ajudar, sentimos que eles perceberam que nossa luta tem fundamento e que entenderam os muitos erros ocorridos dentro do nosso concurso por parte da aplicação de lei de cotas e também pela fraude ocorrida dentro do concurso e em investigação (operação GABARITO da polícia civil da Paraíba)”.
Nota de apoio
Em março, o Sinpef/PR manifestou seu apoio à Comissão de excedentes em nota divulgada aos sindicalizados e à imprensa. No documento assinado pelo vice-presidente, o Sinpef declara “seu apoio irrestrito à Comissão de Excedentes do Concurso de Agente da Polícia Federal do ano de 2014 (composta por 157 candidatos aprovados mas não classificados dentro do número de vagas), em seu pleito de convocação para a segunda fase do concurso, qual seja, o curso de formação na Academia Nacional de Polícia para subsequente nomeação dos aprovados nessa fase; diante da defasagem do efetivo da Polícia Federal, convocação essa que se faz mister, resultando na economia do erário e na celeridade do preenchimento das vagas.”