Concurso da PF terá quantitativo equilibrado e será o 2º maior da história
Ouvir texto
Parar
A portaria que autoriza a realização do concurso da Polícia Federal foi publicada na sexta-feira (11/12). Uma vez autorizado, o órgão definirá uma Comissão Organizadora, que acompanhará a realização do concurso desde a etapa de produção do projeto básico, definição da banca e publicação do edital de abertura — que deve ocorrer em até seis meses.
Serão 123 vagas para delegado, 400 para escrivão, 84 para papiloscopista e 893 para agente. Essa nova distribuição das vagas é considerada, pelas representações sindicais, mais equilibrada do que o quantitativo divulgado anteriormente.
“A lista de atribuições da Polícia Federal é imensa, é fundamental ter uma equipe multidisciplinar, operacional e equilibrada. Graças à luta dos sindicatos, incluindo o SINPEF/PR, teremos um certame em que isso será possível. A luta continua. Vamos trabalhar por mais avanços, incluindo a regulamentação da carreira única”, destaca a presidente do SINPEF/PR, Bibiana Orsi.
Segundo a Polícia Federal, o concurso será o segundo maior da história da instituição, com número de vagas correspondente à soma das últimas três seleções realizadas pela PF. Ao final do processo, a Polícia Federal contará com o maior efetivo de sua história, podendo ultrapassar a marca de 12 mil policiais.
A expectativa é de que o edital seja divulgado já no mês que vem.