Acesso a Informação:
     

Filie-se ao Sindicato dos Policiais Federais do Estado do Paraná



"Os homens podem dividir-se em dois grupos: os que seguem em frente e fazem alguma coisa e os que vão atrás a criticar." (Sêneca)
-Interna

Notícias

Guaíra – Alunos fazem visita na Delegacia de Polícia Federal

02/08/2018

Em continuidade aos trabalhos realizados pelo Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas (GPRED) da Delegacia de Polícia Federal de Guaíra, na terça-feira (31), foi dia de contemplar os alunos que tiveram melhor desempenho bimestral em cinco colégios da rede pública de Guaíra, com uma visita técnica à Polícia Federal de Guaíra e a entrega de uma camiseta especialmente criada pelo GPRED.
 
Conforme prometido pelos policiais federais nas palestras de prevenção às drogas, a premiação (camiseta) visa recompensar o esforço e o comprometimento dos alunos nas atividades escolares, reforçando positivamente os princípios motivacionais da dedicação, sucesso e liberdade para alcançar uma vida de sucesso pessoal.
 
Experiência Única
 
Em parceria com os educandários C.E. Prof Jaime Rodrigues, C.E. Mendes Gonçalves, C.E. Presidente Roosevelt, C.E. Samuel Benck e C.E. Jardim Zeballos, os alunos selecionados pelo melhor desempenho bimestral, cada um acompanhado de um professor, tiveram a experiência de conhecer as instalações da Polícia Federal de Guaíra, desde os setores com atividades mais operacionais, àquelas de atividades mais administrativas.
 
A visita esclareceu as diversas atribuições da Polícia Federal. Em destaque, a palestra do Setor de Armamento e Tiro (SAT), com explicação sobre o uso dos principais armamentos da instituição, como o equipamento de tiro designado (“atirador de elite”), além da participação de membros dos grupos especiais, como GPI, Canil e NEPOM.
 
Nos setores administrativos, foi oportunidade conhecer os laboratórios da Unidade Técnico-cientifica (UTEC), onde são realizadas as perícias criminais como o uso dos mais modernos equipamento: o Setor de Passaporte e Migração (NUMIG), o Setor de Registro de Armas (SINARM), o Núcleo de Identificação e Papiloscopia (NID), o Cartório, onde tramita os procedimentos investigativos, o Setor de Plantão e por fim a carceragem.
 
A segunda parte da visita foi realizada na base do Núcleo de Patrulha Marítima (NEPOM), onde puderam conhecer as embarcações, os equipamentos e o canil. O momento ápice dessa atividade foi a embarcação em uma viatura ostensiva e navegar em uma das embarcações do NEPOM, ambos em ambiente controlado para a segurança de todos convidados.
 
Os alunos contemplados nessa atividade foram aqueles com as melhores notas no bimestre, um de cada escola escolhida. O objetivo dessa premiação é resgatar a temática motivacional abordada nas palestras do GPRED, com a tríade dedicação / sucesso / liberdade, estimulando a reflexão sobre a importância do estudo e da perseverança para alcançar o sucesso pessoal e profissional. “O sucesso é fruto de um exercício diário, que se torna um hábito e se consolida como resultado positivo. As pessoas vitoriosas não nasceram vitoriosas e sim se tornaram vitoriosas após muito esforço, dedicação e aprendizado. Elas souberam falhar, aprender e recomeçar, com humildade e perseverança. Foi percorrendo esse árduo caminho que conseguimos nos tornar policiais federais” – explanou um PF.
 
Polícia Federal e a sociedade local
 
A Polícia Federal de Guaíra, além de atuar com excelência na repressão dos crimes fronteiriços na região, tem atuado também na prevenção do uso indevido de drogas e na conscientização de jovens através das atividades de palestras, visitas técnicas e outras, fortalecendo a relação de confiança e inspirando as novas gerações a lutarem em prol de um Brasil melhor e mais justo.
 
 
Portal Guaíra via Assessoria
CLIQUE AQUI