Acesso a Informação:
     

Filie-se ao Sindicato dos Policiais Federais do Estado do Paraná



"Os homens podem dividir-se em dois grupos: os que seguem em frente e fazem alguma coisa e os que vão atrás a criticar." (Sêneca)
-Interna

Notícias

Força-tarefa da Lava Jato é homenageada pela Transparência Internacional

21/12/2016

Força-tarefa da Lava Jato é homenageada pela Transparência Internacional
 
A força-tarefa da Operação Lava Jato, integrada por policiais federais, foi escolhida como a maior iniciativa contra a corrupção no mundo e recebeu o prêmio do ano da entidade Transparência Internacional. O anúncio foi feito dia 3 em um evento no Panamá. A organização destacou os “esforços persistentes da Lava Jato para acabar com a corrupção endêmica no Brasil”.
A entidade havia recebido 560 nomeações de iniciativas de combate à corrupção em todo o mundo, entre eles a investigação conduzida por 185 jornalistas de todo o mundo sobre os Panama Papers ou iniciativas na Turquia. Mas a maioria escolheu o caso brasileiro como apoio de uma instituição de dimensão global a um grupo de investigação que enfrenta ameaças, num momento de forte tensão entre os poderes no Brasil.
“A Operação Lava Jato começou como uma investigação local de lavagem de dinheiro e cresceu para se tornar a maior investigação até hoje sobre corrupção no Brasil”, apontou a entidade.
A força-tarefa, que conduz as investigações desde abril de 2014, lidando com um dos maiores escândalos de corrupção do mundo – o caso Petrobras – investigou, processou e obteve penas pesadas contra alguns dos mais poderosos membros da elite política e econômica do Brasil.
Segundo a Transparência Internacional, 240 denúncias já foram feitas, com 118 condenações totalizando 1,2 mil anos de sentenças de prisão. “Isso incluiu políticos de alto escalão e empresários antes considerados como intocáveis”, apontou.
A entidade também destacou a iniciativa dos procuradores por reformar leis no Brasil, com as dez medidas contra a corrupção. Mas alertaram que, no final de novembro, a Câmara dos Deputados votou uma nova versão do pacote, mutilando as propostas.
“Bilhões de dólares foram perdidos para a corrupção no Brasil e os brasileiros disseram basta à corrupção que está arrasando o país”, disse Mercedes de Freitas, presidente do Comitê do prêmio Anti-corrupção da Transparência Internacional. “A Operação Lava Jato está garantindo que os corruptos, seja qual for seu poder, sejam levados à Justiça”, disse.
Agência Fenapef