Acesso a Informação:
     

Filie-se ao Sindicato dos Policiais Federais do Estado do Paraná



"Os homens podem dividir-se em dois grupos: os que seguem em frente e fazem alguma coisa e os que vão atrás a criticar." (Sêneca)
-Interna

Notícias

CLIPPING FENAPEF - 09/05

09/05/2016

 
 
 
 
Agentes Federais em Ação
 
O jornal Estadão informa que a Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagraram nesta manhã mais uma fase da Operação Zelotes que investiga esquema de compra de votos no Carf, o conselho vinculado ao Ministério da Fazenda que julga recursos de multas de grandes contribuintes. A mesma operação também apura esquema de compra de medidas provisórias nos governos Lula e Dilma. O alvo da operação de hoje é a empresa Cimento Penha, acusada de pagar propina para ter multa anulada no Carf.

Matéria Completa: Clique Aqui

De acordo como portal G1, quatro homens, com idades entre 31 e 51 anos, foram presos por tráfico internacional de drogas, durante uma operação entre a Polícia Federal, Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) e Polícia Rodoviária Federal  na região de Palmarito, na noite de sábado (7), em Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá, na divisa com a Bolívia. Com eles, a polícia apreendeu 30 kg de pasta base de cocaína.

Matéria Completa: Clique Aqui

O portal G1 informa também que a Polícia Federal (PF) apreendeu na tarde de sexta-feira (6), mais de 500 quilos de maconha e cerca de 50 quilos de pasta base de cocaína, em Caarapó, a 264 quilômetros de Campo Grande. Cães farejadores do 3º Batalhão da Polícia Militar (PM) de Dourados encontraram as drogas em uma carreta carregada de soja.

Matéria Completa: Clique Aqui

O jornal O Povo informa que uma jovem de 21 anos, que portava 11 quilos de maconha na bagagem, foi presa pela Polícia Federal quando tentava desembarcar no Aeroporto Internacional Pinto Martins. De acordo com a Polícia, a jovem é natural de São Paulo e chegou a Fortaleza em voo proveniente de Barcelona, na Espanha, com escala em Lisboa, Portugal.

Matéria Completa: Clique Aqui

Conforme o jornal Diário Catarinense, a pesagem final da carga de cocaína apreendida na sexta-feira no Porto de Navegantes, no litoral Norte, contabilizou 811 quilos da droga e os responsáveis pela exportação são da região Sul do Brasil. Os dados são da chefia da Alfândega da Receita Federal de Itajaí, que atua em conjunto com a Polícia Federal (PF) em uma investigação sigilosa para descobrir quem está por trás daquela que é a maior apreensão de cocaína da história do Estado e uma das maiores do país.

Matéria Completa: Clique Aqui

------------------------------------------------------------
Lava Jato

Segundo o jornal Estadão, mesmo com o avanço das investigações da operação Lava Jato sobre dirigentes peemedebistas, o vice-presidente Michel Temer cogita fazer seu primeiro pronunciamento à Nação como presidente, após a decisão do Senado sobre o provável afastamento da presidente Dilma Rousseff, garantindo a “blindagem” da operação contra eventuais pressões políticas.

Matéria Completa: Clique Aqui  

O Jornal do Brasil noticia que a força-tarefa da Lava Jato agora foca em ampliar as provas de repasses a políticos do PMDB, a partir dos dados de contas e offshores de operadores de propinas, diz reportagem do Estadão. A operação estaria próxima de revelar dados e transações com força para causar um impacto direto no núcleo político do esquema, sustentado pelos que foram apontados como operadores de propina do partido do vice Michel Temer na corrupção na Petrobras -- Fernando Baiano e João Henriques.

Matéria Completa: Clique Aqui

O portal UOL conta que o novo presidente da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), é alvo da Operação Lava Jato e da memória do doleiro Alberto Youssef, personagem central da investigação sobre esquema de corrupção que se instalou na Petrobras desde 2004. Um dos delatores-bomba da Lava Jato, Youssef listou Waldir Maranhão como um dos deputados que "eventualmente" passavam em seu escritório, em São Paulo, "para conversar ou pegar a sua parte do comissionamento".

Matéria Completa: Clique Aqui

O portal G1 afirma que a Construtora Andrade Gutierrez, uma das empresas investigadas pela operação Lava Jato, vai ter que pagar uma multa de um bilhão de reais. A empresa pediu desculpas à sociedade por ter pago propina e por ter participado de fraudes em concorrências.

Matéria Completa: Clique Aqui

De acordo com a revista Época, uma investigação da Polícia Federal a que o jornal O Estado de S.Paulo teve acesso sugere que ex-integrantes do Congresso, que continuam a rondar Brasília, poderiam ter outros interesses na aprovação da fosfoetanolamina sintética, a suposta “pílula do câncer”. Gilberto Chierice, o professor aposentado da Universidade de São Paulo que diz ter encontrado a cura para todo tipo de câncer, deu um depoimento à Polícia Federal, em 27 de abril, em que afirma que o ex-senador Gim Argello (PTB-DF) teria proposto a ele um contrato para comercializar a fosfoetanolamina sintética.

Matéria Completa: Clique Aqui

----------------------------------------------------------
Audiência De Cutódia

Segundo o portal Consultor Jurídico, com alguns meses de aplicação do procedimento de audiência de custódia pelo país, tanto na área estadual quanto na área federal, com exceção da capital do estado de São Paulo onde a experiência já foi construída desde 2014, com uma média de 120 flagrantes por dia, é possível constatar alguns pontos emblemáticos. Entre eles, pode-se citar as hipóteses de: o cômputo do prazo de 24 horas dos casos flagrâncias; o Juízo competente para apreciar a matéria; a possibilidade de utilização de videoconferência; cadeia de custódia de bens do preso; arbitramento abusivo de fiança; decretação de prisão domiciliar a mulheres grávidas; determinação de uso de tornozeleiras e recolhimento noturno; escolta de custodiados e, principalmente, impossibilidade de análise de mérito.

Matéria Completa: Clique Aqui

----------------------------------------------------
Governo

O jornal O Globo afirma que com a votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff no plenário do Senado, a cúpula de segurança do governo do Distrito Federal voltou a ficar em estado de alerta. O governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), avisou que o esquema de segurança será o mesmo que foi usado durante a sessão da Câmara.

Matéria Completa: Clique Aqui

Conforme o portal Gazeta Web, o plenário do Senado se reúne na tarde desta segunda-feira (7) para realizar a leitura da ementa com o resultado da votação na Comissão Especial que recomendou a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Matéria Completa: Clique Aqui