Acesso a Informação:
     

Filie-se ao Sindicato dos Policiais Federais do Estado do Paraná



"Os homens podem dividir-se em dois grupos: os que seguem em frente e fazem alguma coisa e os que vão atrás a criticar." (Sêneca)
-Interna

Mural

Pra lembrar, refletir...

15/12/2010
Autor: Ines Grohoski Vicentine

Coisas que nossas mães diziam e faziam...
Era uma forma de educar, hoje condenada pelos educadores, \"psicólogos e terapêutas\", mas funcionou com a gente, e por isso, somos capazes de distinguir o errado e o certo, nos tornamos pessoas de boa índole, não somos perfeitos, mas quem é?

Aquele ditado que ouvi muitas vezes do meu amado Pai : \"A educação é a maior herança que os pais podem deixar aos filhos,\" é com certeza, um dos mais verdadeiros que já ouvi !!! O respeito e a educação era admirável . As nossas casas eram verdadeiros \"Lares\", onde havia amor, união, respeito e obediência, onde muitas vezes o olhar do pai ou da mãe, era o suficiente para sabermos que era hora de parar.

E hoje o que vemos? Pais que dizem: \"eu quero dar liberdade para o meu filho fazer tudo que eu não pude fazer, dar ao meu filho tudo o que eu não tive, deixar ele curtir a vida do jeito que ele quiser...\".E esses \"pais\", esquecem que a educação vem de casa e, que ninguem além deles, é responsavel e tem que \"aturar\" os filhos deles, que desde pequenos controlam a vida dos pais, discutem de igual para igual, com os pais ou com pessoas mais velhas, como se soubessem tudo da vida.

Fazem \"birra\", choram, xingam , isso em qualquer lugar, na rua na casa de amigos, em supermercados, por saberem que assim vão ter o que querem, e esses pais, ainda tem a coragem de dizer que essa \"criatura\" tem uma personalidade forte ... crianças que fazem o que querem e quando querem, são na maioria criadas em frente a tvs e video games.

E o pior é ouvir desses pais, que são filhos muito inteligentes , que possuem um Q.I. altíssimo...

Muitos mandam seus filhos a escola para \"serem educados\", mas não aceitam que o professor chame a atenção de seu filho, e muitas vezes, ainda processam professores e escolas por que o filho está sendo perseguido pelo professor, por ser mau tratado e calúniado pelos colegas e que só bate nos outros para \"se defender\"...


Me desculpem \"Pais, Psicólogos e Terapeutas\" de plantão, mas, não precisavámos de \"sessões\" para vivermos felizes em sociedade, nem sequer ouviamos falar em tratamento com psicólogos e terapeutas, acho que nem existia! Éramos e somos felizes pela infância que tivemos, era uma alegria dividir um brinquedo com outra criança, digo: quando havia um brinquedo...era muito díficil ganhar um.

Mas, garanto que tinhamos muita criatividade para criar um e brincadeiras não faltavam. Crescemos aprendendo cuidar de irmãos mais novos, a ajudar nossos pais nas tarefas de casa, e isso hoje, é considerado para muitos \"Trabalho Escravo\".

Aprendemos desde cedo, a ter responsabilidades que só nos ajudaram a crescer como seres humanos a respeitar as pessoas mais velhas, chamando-os de Senhor ou Senhora, hábito que trago comigo e não pretendo esquecê-lo, deixando-os sentar antes à mesa, ou até mesmo num ônibus, porque não me custa nada, até hoje, esperar um pouco...

Ah! quando lembro das reuniões e festas da minha infância...Queríamos correr e brincar com outras crianças, para todos era mais uma oportunidade de nos divertirmos juntos, mal tinhamos paciencia de \"Cantar o Parabéns\" e voltar a brincar, tinhamos quase que ser laçados para ficarmos perto de uma mesa . E hoje, primeiro a criançada, até parecem que vieram da Etíopia, tem que dar comida primeiro a eles , deixá-los fazer toda bagunça e sujeira na mesa, porque os mais velhos podem esperar...

Mas temos que pensar que eles tambem vão envelhecer, e como nós tambem terão que conviver e esperar pela sua vez. E meus amigos, com esta falta de educação e de respeito pelo próximo, acredito que seja bem pior, mas é o fruto da educação que tiveram, ou melhor dizendo:\"Que não tiveram!\"

E é justamente essa falta de educação e de limites, que acabam levando essas pessoas a se tornarem egoístas, indivídualistas, capazes de atos que vemos em jornais todos os dias: Envolvimento com drogas, estupro, assassinatos, sequestros, de pais, irmãos, namoradas e tantos outras cenas de violência que nos deixam horrorrizados e até com medo!

Fala-se tanto em Viver em um mundo melhor, mas o mundo não é e nunca foi ruim, as pessoas que são. Para muitas pessoas, essa mudança tem que começar no Mundo que elas vivem dentro de sua casas, e com certeza futuramente, vão viver com muito mais harmonia...