SINPEF-PR

SINPEF/PR participa do 3º Congresso Mulheres Policiais, na Paraíba

Há 3 anos

Há 3 anos


Ouvir texto

Parar

A secretária-geral do Sindicato dos Policiais do Estado do Paraná, Luciana Brungari, a conselheira Maria Inês Malinowski de Paris Slussarek e a colega Aidil Cunha participaram do 3º Congresso Mulheres na Polícia, realizado nesse fim de semana em João Pessoa (PB). Elas viajaram representando as policiais federais paranaenses, a convite da Fenapef, uma das patrocinadoras do evento.

Ao longo de três dias, representantes de todas as forças de segurança pública se reuniram para debater como as mulheres se inserem na lógica das estruturas de segurança pública e como as diversas forças de segurança acolhem e interagem com a presença dessas profissionais; o combate à violência doméstica e sexual sofrida por mulheres policiais, assim como o assédio sexual e moral dentro das corporações; além da a importância do atendimento psicológico para quem está na linha de frente do combate à violência, entre outros temas.

“Foi um fim de semana muito enriquecedor para todas as mulheres presentes. Precisamos, cada vez mais, de espaços onde possamos usar nossa voz. Uma sociedade melhor e mais igualitária começa com as instituições dando exemplo”, afirmou Luciana.

Entre os palestrantes do evento se destacaram três policiais federais. A presidente do Sindicato dos Policiais Federais em São Paulo (Sinpf-SP), Susanna do Val Moore, a escrivã Cláudia Horchel e a agente Daniela de Almeida. O evento também reuniu várias parlamentares durante sua realização, oportunizando, às representantes sindicais, falas importantes em defesa das policiais, sobretudo no âmbito das reformas da previdência e administrativa - essa última ainda em discussão no Congresso.

“Sem dúvida, a participação das colegas e o interesse das parlamentares foram um dos pontos altos do evento. Precisamos urgentemente mobilizar nossos representantes, aqueles que se comprometeram com a segurança pública, para evitarmos mais retrocessos. Certamente, fizemos alianças importantes neste congresso, que beneficiarão toda a categoria”, concluiu.

Mobilização por justiça

O combate ao assédio sexual nas instituições policiais foi um dos temas mais importes do evento na avaliação de Luciana. Entre os casos debatidos entre as participantes foi o da absolvição do tenente-coronel da Polícia Militar (PM) do Paraná e médico Fernando Dias Lima, conhecido como "Doutor Bacana", acusado de abusar sexualmente mais de 40 vítimas.

As entidades presentes comprometeram-se a dar publicidade ao tema e divulgar moções de apoio às vítimas. O SINPEF/PR será uma das entidades a aderir ao movimento, que tem como objetivo a revisão da sentença. “Não vamos mais tolerar esse tipo de comportamento caladas. Seguiremos lutando por Justiça até que não hajam mais abusadores e pessoas que sejam coniventes com esse crime bárbaro, que deixa marcas profundas nas nossas profissionais, que já enfrentam várias outras mazelas", concluiu Luciana.