SINPEF-PR

SINPEF/PR e ASPF/Curitiba lançam convênios com psicólogos do Paraná

Há 1 ano

Há 1 ano


Ouvir texto

Parar

Na última sexta-feira (16/9), o SINPEF/PR e a ASPF/Curitiba, com apoio da Polícia Federal, lançaram novos convênios com psicólogos que atuam no Estado. A iniciativa é fruto do trabalho de atenção à saúde mental que as policiais federais e integrantes da diretoria do sindicato, Luciana Brungari e Sonia Breide, iniciaram em gestões anteriores e pretendem ampliar com apoio dos atuais representantes da categoria, Helio Boabaid Madruga e José Aldenor dos Santos Castro.

Com o projeto, filiados e associados, bem como, seus dependentes legais, poderão realizar até uma consulta por semana com subsídio das entidades representativas. E quem faz jus ao benefício, mas não está na capital do estado, pode entrar em contato com o psicólogo para que o atendimento seja on-line. Claro, com todo processo condicionado ao sigilo que determina à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assim como ao Código de Ética dos Conselhos Regional e Federal de Psicologia.

"O suicídio de policiais no Brasil cresceu 55% entre 2020 e 2021, passando de 65 mortes para 101, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022. Essa é uma realidade que os profissionais de segurança pública já conhecem, mas não é uma demanda isolada no contexto da saúde mental”, explica Luciana Brungari.

“Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o suicídio não ocorre do nada, tampouco apenas no setembro amarelo. Ele geralmente é antecedido por problemas de ansiedade e depressão, dependência química e outras questões de ordem psíquica. Então entendemos que o melhor caminho é oferecer um tratamento que contemple todo o processo, da prevenção ao tratamento, bem como, sua continuidade”, completa a secretária-geral, que também esteve à frente de outras iniciativas do sindicato, a exemplo do ciclo de palestras sobre saúde mental, realizado em 2021.

Como vai funcionar

Todas as consultas realizadas no âmbito do convênio têm valor fixo de R$ 150. Sindicalizados ao SINPEF/PR e associado às ASPF Curitiba, simultaneamente, terão subsídio de 80%, tendo que arcar apenas com 20% do valor restante diretamente no consultório. Neste caso, familiares contam com 60% de subsídio e arcam com 40%.

Se somente sindicalizado ao SINPEF/PR ou somente associado à ASPF/Curitiba, o titular servidor da PF terá subsídio de 70%. Já familiares terão subsídio de 50%.

Ao todo, sete profissionais integram o rol de psicólogos conveniados. É possível conferir o currículo e especialidade deles no folder preparado pelo sindicato para a ação. O material será distribuído em breve na SR e pode ser acessado, em versão digital, no endereço a seguir: https://issuu.com/sinpefpr/docs/folder