SINPEF-PR

Policiais federais lançam livro em curitiba com apoio do SINPEF/PR

Há 4 anos

Há 4 anos


Ouvir texto

Parar

Na última quinta-feira (7), policiais federais, servidores públicos, estudantes e interessados em segurança pública prestigiaram o lançamento do livro GPI Golf Papa Índia, dos autores Fabiano Tomazi e Vinícius Correa, ambos policiais federais. Os presentes também puderam participar de palestra sobre os temas abordados na série de livros assinados por Tomazi e outros colegas – e que inclui ainda os títulos COT – Charlie Alfa Tango e o OA – Oscar Alfa -, além de um coffee break oferecido pelo Sindicato dos Policiais Federais do Paraná (Sinpef/PR).

A obra, aborda a criação e a utilização dos Grupos de Pronta Intervenção – GPI na Polícia Federal e o emprego desses operadores nos grandes eventos esportivos recentemente realizados no Brasil, retratando fielmente algumas missões por eles desenvolvidas.

É dividida em três partes. A primeira apresenta a origem dos GPIs, a formação e o treinamento dos policiais, os equipamentos e os armamentos utilizados, a distribuição pelo País e sugestões ao aprimoramento do atual modelo.

Já na segunda, os autores trazem emocionantes relatos de operações executadas pelos grupos Brasil afora, incluindo a atuação contra terrorismo, incluindo relatos da experiência internacional dos professores da Academia Nacional de Polícia – ANP em países com algum conflito instaurado. Por último, promove um trabalho de resgate histórico a partir da publicação de entrevistas realizadas com membros do COT e dos GPIs de vários estados, os quais narram marcantes operações desenvolvidas pelos grupos.

“Agradecemos muito a todos que puderam participar do evento e engrandecê-lo. Especialmente à Bibiana [presidente do Sinpef/PR] e o sindicato, que organizaram tudo com muito carinho. Foi uma oportunidade para rever amigos, conhecer alguns pessoalmente e conversar com os leitores”, destacou Vinicius.

Nesta semana, os autores partem para Florianópolis (SC) onde fazem mais um lançamento no dia 13/11. No local, haverá venda de livros e um espaço para autografar os itens.