SINPEF-PR

"Orgulho dessa história", diz Bibiana Orsi, primeira mulher a presidir o SINPEF/PR

Há 4 anos

Há 4 anos


Ouvir texto

Parar

O Sindicato dos Policiais Federais do Paraná (Sinpef/PR), uma das entidades pioneiras na representação dos policiais federais, comemora nesta quarta-feira, 3 de junho, 31 anos de atuação. Com um trabalho pautado pela defesa da carreira, do rigoroso combate à corrupção conduzido pelos policiais e de modelos eficientes de segurança pública, o Sinpef/PR conquistou, durante sua história, a credibilidade não só de seus filiados – mas de autoridades, entidades parceiras, especialistas em segurança pública e imprensa brasileira.

Outra frente abraçada pelo Sinpef/PR nos últimos anos, sob coordenação da gestão Paraná para Todos, foram as ações solidárias. Com o apoio incondicional dos colegas de outros municípios, as ações iniciadas pelo Sinpef/PR em comunidades carentes de Curitiba e Foz do Iguaçu foram multiplicadas. Hoje, a Polícia Federal também é amplamente associada no Paraná a ações de responsabilidade social.

“Costumo dizer que o sindicato está cada vez mais maduro, consciente do seu papel e da importância de dialogar com todas as frentes – do superintendente da Polícia Federal ao cidadão que está em situação de vulnerabilidade”, explica a presidente do sindicato, Bibiana Orsi. “É uma, atuação que beneficia toda população e da qual eu tenho orgulho de fazer parte já há 10 anos, primeira como delegada sindical em Foz do Iguaçu e, agora, como presidente da representação”.

Bibiana foi a primeira mulher a presidir o sindicato da Polícia Federal no Paraná, em 2018, e a segunda mulher a realizar esse feito no Brasil. “Foi um grande desafio, mas tenho uma diretoria forte ao meu lado e filiados realmente comprometidos com o futuro da Polícia Federal. Acho muito importante que as representações passem pelo olhar das mulheres do órgão, que enfrentam uma série de especifidades na carreira, que merecem atenção e um debate embasado”, comentou.

Comemoração
No ano passado, o Sinpef/PR celebrou 30 anos com uma grande festa e chegou a lançar um selo comemorativo para marcar a data, que ilustrou ações especiais e placas de homenagem, entregues a policiais federais com notável dedicação à carreira.

Em 2020, em virtude do cenário de pandemia, não haverá festa. O que, segundo Bibiana, não diminui o brilho do aniversario.

“Estamos vivendo um momento muito crítico para o país, em que a própria Polícia Federal vem sendo atacada, justamente por fazer um excelente trabalho contra a corrupção. Ainda assim é emocionante para mim, como policial, ver meus colegas se doando na linha de frente da Covid-19, nas fronteiras, postos, aeroportos e comunidades indígenas, e atuando com a mesma firmeza de sempre em inquéritos importantes, que estão em andamento e são de grande interesse dos brasileiros”, conclui Bibiana