SINPEF-PR

Executivo reconhece direito à integralidade e paridade para policiais federais

Há 4 anos

Há 4 anos


Ouvir texto

Parar

No dia em que se comemorou o Dia do Servidor Público aposentado, os policiais federais receberam uma excelente notícia: O Executivo Federal finalmente assinou o parecer vinculante que reconhece a integralidade e paridade para as aposentadorias de policiais federais, rodoviários federais, legislativos e civis do Distrito Federal.

Com isso, os servidores que ingressaram nessas carreiras até 12 de novembro de 2019 (data da promulgação da reforma da Previdência) deverão receber ao se aposentar valor igual ao último vencimento antes de entrar na inatividade. Terão ainda reajuste equivalente ao dos policiais da ativa.

A assinatura foi o desfecho de uma longa batalha travada pelas entidades sindicais, com o apoio dos deputados Ubiratan Sanderson (PSL-RS), Aluisio Mendes (PSC-MA), entre outros. De acordo com a presidente em exercício do Sinpef/PR, Luciana Brungari, as reuniões com equipes da AGU começaram assim que as novas regras da Previdência Social entraram em vigor, em novembro do ano passado.

“É, sem dúvidas, uma conquista muito importante dos policiais federais de todo o Brasil. Essa luta começou em 2016, quando a reforma da Previdência começou a se tornar uma realidade. Sabemos que esse é um direito legítimo da carreira, garantido constitucionalmente e a assinatura reconhece isso. Uma categoria que arrisca sua vida todos os dias pela população não pode ser prejudicada pela reforma”.